A tática mágica para aproveitar o tempo ocioso e turbinar os estudos para a OAB

oab

Olá desbravador da OAB!

 

Uma reclamação que ouço constantemente de meus alunos é falta de tempo para conseguir estudar todo conteúdo exigido na prova da OAB.

Quem está nessa fase da vida, geralmente precisa conciliar os estudos para o Exame de Ordem com as matérias da faculdade, o trabalho/estágio, a família e ainda deveria sobrar um tempinho para cuidar do corpo e da mente, com atividades físicas e de lazer.

A não ser que você more ao lado da sua faculdade ou trabalho, o tempo de deslocamento no trânsito é inevitável para grande parte dos brasileiros. Algumas pessoas gastam até duas horas por dia dirigindo ou dentro de ônibus, metrôs, etc.

E você que pratica alguma atividade física que o possibilita ouvir áudios (Ex: musculação, ergometria), também pode encontrar uma tempinho extra para se dedicar à OAB,

Parece óbvia esta constatação, mas a maiorias das pessoas não conseguem colocar este planejamento em prática. Nestas 24 horas, que parecem durar apenas 12, quem precisa estudar, pode encontrar algum tempo livre para nestes momentos “ociosos”. A seguir, vou te dar algumas dicas para conseguir estudar algumas horas a mais por dia sem sair da sua rotina.

 

1- Quais materiais utilizar

                A tecnologia é um facilitador imenso para reunir material para quem quer estudar no trânsito ou academia. Você pode adquirir cursos em plataforma de EAD, pode baixar áudio-books dos seus livros preferidos.

                Também é possível baixar os vídeos do Youtube gratuitamente, acessando o site https://www.onlinevideoconverter.com . Aqueles que preferirem apenas ouvir o conteúdo de vídeos, podem fazer a conversão dos arquivos para MP3, através do site https://www.onlinevideoconverter.com.

 

2- Planeje com antecedência

                Da mesma forma que você se organiza para estudar em casa, deve fazer na rua. Ao menos no dia anterior já deixe separado o material que será utilizado. Organize as pastas dos vídeos / áudios no seu celular, pendrive. Se possível, crie um cronograma com as matérias que serão vistas. A partir do momento em que você estabelece metas e as cumpre, os estudos passam a fluir com muito mais facilidade.

 

3- Comece com matérias mais “fáceis” ou revisão de conteúdo.

                No começo, você pode achar difícil estudar no trânsito ou academia, por causa do barulho dos carros, pessoas, músicas etc. Por isso, você pode iniciar esta jornada revisando as matérias das quais já se aprofundou antes.

                Um estudo feito pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus (curva do esquecimento), constatou que, 24 horas após estudar uma matéria, chegamos a esquecer até 50% de seu conteúdo. Assim, é importante rever a matérias o quanto antes possível. E já que as revisões devem ser sempre curtas, nada melhor que aproveitar esses momentos ociosos para fazê-las.

                Outra opção é estudar matérias com as quais você possui mais afinidade e facilidade para absorver o conteúdo e que demandam um menor nível de concentração.

 

4- Mantenha o foco e a dedicação e construa o hábito.

                Estudo deve ser feito com dedicação, independentemente do local onde a pessoa se encontra. Se você se propôs a estudar nestes momentos “ociosos”, mantenha o foco no conteúdo, pense na satisfação de poder revisar ou aprender algo novo que vai te ajudar a passar na OAB. Não utilize redes sociais ou qualquer outra distração enquanto estiver estudando, senão, será mais um tempo perdido.

                Se você se comprometer realmente a utilizar estes momentos para estudar, logo vai solidificar o hábito e esta será mais uma ferramenta que irá lhe ajudar a traçar o mapa da sua aprovação.

 

Bons estudos!

Comentário(1)

  1. REPLY
    comment Vanja says

    Quero passar na OAB

Postar um comentário

WhatsApp chat